KOVAKIYE KRALLIN
REINO DA KOVÁQUIA
PORTAL NACIONAL
Ministério da Defesa | Estado Maior Conjunto
O Ministério da Defesa e Segurança Pública (MDSP) é o órgão do governo incumbido de coordenar, orientar, e garantir política e administrativamente as atividades de defesa e segurança, auxiliando diretamente as Forças Armadas cujas atribuições foram definidas pela Lei nº 06 de 20 de Maio de 2020. O Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCF) é o órgão responsável pelas operações e exercícios militares, e atuação em operações de paz e guerra. Os militares kováquios são bastante envolvidos em ações e programas cívicos, muitos de seus grandes oficiais são hoje Ministros de Estado, membros e dirigentes da administração pública e outros.
O ingresso no serviço militar ocorrer de duas maneiras, preliminarmente, obrigatório a partir da maioridade civil, com isso o jovem ao atingir 16 anos de idade deve alistar-se; e também de maneira voluntária, na qual mesmo após serviço militar obrigatório o nacional deseja continuar a seguir carreira.
As Forças Armadas estão dividida em classes e patentes segundo seu grau de hierarquia, e desde a redemocratização do país, têm sido invocada a promover a defesa da soberania e para conter qualquer violação a ordem social e política. Sua administração é dividida propriamente em três, cabendo ao Ministro da Defesa e Segurança Pública a gestão da administração, burocracia e política, o Estado-Maior Conjunto as operações, a garantia dos poderes constitucionais, bem como pela lei e ordem no país, e por fim, Sua Majestade o Kräl, na condição de Generalíssimo Comandante Supremo das Forças Armadas, a gestão máxima desta.
Prevê o Estatuto que são valores essenciais da doutrina militar kováquia o patriotismo; o civismo; a disciplina e o respeito. E que são deveres essenciais das Forças Armadas o pundonor, o decoro da classe, a conduta moral, e a observância de preceitos como ética e moral militar.
Autoridades Militares
-
Sua Excelência, o Major Dário Hündadze, em 2024 assumiu posto de alto funcionário da Casa Militar como auxiliar direto a Sua Majestade o Kräl nos assuntos pertinentes ao Comando e Controle. Em Maio de 2024 foi dignado como Comandante da 3ª Região Militar.
-
Sua Excelência, o Coronel Estanislau Golgürdze Mendesköy, em 2022 assumiu posto de alto funcionário da Casa Militar como auxiliar direto a Sua Majestade o Kräl nos assuntos pertinentes ao Comando e Controle. Em junho de 2023 foi dignado como Comandante da Missão de Operação de Paz na intervenção militar de Nova Astúrias e Santiago.
-
Sua Excelência, o Major Boris Montenegro Franco Mendesköy, em junho de 2023 foi Comandante das Forças Armadas de Nova Astúrias e Santiago, e dignado por Sua Majestade o Kräl como alto funcionário da Casa Militar.
-
Sua Excelência, Coronel Tahir Erdoan, foi chefe do regimento da 1ª Região Militar de 2021 a 2022.
-
Sua Excelência, Coronel Ozden Çelik, foi chefe do serviço de inteligência nacional e da guarda real até 2020.
-
Sua Alteza Real, Coronel Maximus Alexandre Kovakköy, como Príncipe da Coroa e militar atuou em defesa da pátria no conflito armado contra a invasão e agressão búlgara ao território kováquio em 2020.
Escudo das Forças Armadas Kováquia
Escudo da Agência de Segurança Nacional da Kováquia - ASNAK
Legislação Militar
-
Lei nº 06 de 20 de Maio de 2020, Que dispõe sobre o Estatuto das Forças Armadas regulamenta as obrigações, deveres, direitos e prerrogativas de seus membros.
-
Decreto Real nº 27 de 27 de Julho de 2021, Que dispõe sobre a estrutura e organização militar e dá outras previdências.
-
Decreto Real nº 51 de 01 de dezembro de 2022, Que dispõe sobre a organização administrativa militar,sua competência de comando e dá outras providências.
-
Decreto Real nº 74 de 12 de outubro de 2023, Que cria a Agência de Segurança Nacional da Kováquia, e dá outras providências.
Histórico de atuação da FAK
■ 18 de junho de 2023 – Mediante o Decreto Real nº 64 de 19 de junho de 2023 que decreta intervenção militar da Kováquia no Reino Unido de Nova Astúrias e Santiago e inicia a Missão de Operação de Paz – MOP no território runasco.
■ 28 de março de 2022 - Participação conjunta com a Legion I Friedrich Maximilian (1ª Legião Friedrich Maximilian) do Exército Imperial deltariano no desfile militar do Dia da Fundação.
■ 04 de outubro de 2021 - Conflito não armado entre o Reino da Kováquia e o Império Russo, suspensão das relações diplomáticas, iminente estado de tensão após ataques do Império Russo a memória e identidade cultural e religiosa, bem como a apropriação e vilipendio a identidade cultural.
■ 15 de julho de 2021 - Conflito Político-Diplomático, não armado entre o Império Alemão e o Reino da Kováquia, suspensão das relações diplomáticas, estado de alerta. Retomadas das relações diplomáticas em 21 de agosto de 2021 com a assinatura da Declaração de Ettal.
■ 07 de abril de 2020 - Guerra entre o Tzarado da Bulgária e o Reino da Kováquia, conflito armado, invasão e agressão búlgara ao território kováquio. Encerramento das relações diplomáticas, estado de guerra. Restabelecimento da Paz em 07 de março de 2021 com a assinatura da Declaração de Declaração de Başlat, retomada das relações diplomáticas.