Zonä: Editorial de Notícias Fevereiro 2024
Gazetesi Zonä
Edição nº 01 | Fevereiro de 2024 | Ano MMXXIV | L$ 2,00
Apresentação
Caros leitores! É com grande entusiasmo que anunciamos o nascimento de mais uma mídia em nossa comunidade: o Jornal Zonä. Com o compromisso de informar, inspirar e reunir as principais notícias da Kováquia e Micromundo. Nossa missão é ser o reflexo autêntico da diversidade que caracteriza nossa comunidade. Queremos destacar as questões políticas e sociais pertinentes que moldam o nosso presente e o nosso futuro. Estamos comprometidos em trazer reportagens relevantes que ofereçam uma visão abrangente dos acontecimentos nacionais e internacionais. Queremos ser uma fonte confiável de informação, capaz de empoderar nossos leitores com conhecimento e insights valiosos de que ainda vale a pena viver o micronacionalismo! Convidamos você, a se juntar a nós com suas histórias, opiniões e contribuições que serão essenciais para moldar o futuro deste jornal. Juntos, podemos construir uma plataforma que verdadeiramente represente os interesses e as aspirações de nossa comunidade. Seja bem-vindo a nossa Zonä!
Notícias: Nacionais
Na abertura do ano legislativo, Mensagem do Kräl
a Assembleia Nacional aponta prioridades da Coroa
O ano legislativo de 2024 kováquio começou neste último dia 14 de fevereiro com a abertura da tradicional cerimônia de posse e nomeação dos novos parlamentares. A ocasião sempre é precedida pela Mensagem de Sua Majestade a Casa Parlamentar, e nela o monarca destacou alguns pontos; primeiro advertiu a Assembleia Nacional pelo fracasso da 8º Legislatura, que ficou conhecida como a “Câmara Lenta”. Matérias submetidas no primeiro semestre de 2023 sequer haviam sido apreciadas, e segundo; destacou a importância na aprovação da PEC nº 06/2023 que possibilitará a retomada da dinâmica legislativa, tornando a Kováquia uma democracia plena, com a participação direta da população na aprovação de leis, a extinção de partidos políticos e a retomada da agenda econômica.
Barão de Coutrin retoma o papel da Assembleia na aprovação de leis
O Barão de Coutrin tem sido elogiado pela Coroa frente a diligente atuação na Presidência da Assembleia Nacional. Na primeira semana como Chefe do Poder Legislativo colocou em votação matérias importantes submetidas a Mesa Parlamentar ainda na antiga legislatura. Sob sua chefia o Poder Legislativo kováquio já aprovou da Lei nº 19 acerca das garantias básicas das normas penais, e Lei nº 21 que instituiu a Promotoria de Justiça, a Procuradoria dos Feitos da Coroa e a Defensoria Pública como órgãos essenciais à justiça.
Contas públicas no vermelho e super salários:
os dois lados da economia kováquia
O governo está preocupado com a situação financeira do país, a crise que abate a Kováquia desde 2022 se arrastou para o exercício de 2024; salários atrasados, perda de receita líquida, e as contas públicas desordenadas são um dos fatores. Por outro lado, as despesas aumentaram em quase 50% devido os super salários e benefícios legais restritos a certos cargos públicos. A Coroa vem sofrendo com diversos processos judiciais que só dificultam a situação econômica. Juristas apontam que, não havendo dinheiro em caixa, corre o risco de bens públicos serem penhorados, uma constrição impossível pela lei, mas que diante supriria os pagamentos atrasados.
Notícias: Internacionais
Solraak: a mais nova nação exemplo e amiga da Kováquia
No dia 30 de janeiro de 2024 o Palácio Karollina recebeu a visita oficial de Henrique I de Solraak. Sua Majestade o Kräl em discurso oficial de boas-vindas destacou que: “[...] a reunião aqui não é apenas um encontro de indivíduos; é um encontro de ideias, de perspectivas, e, acima de tudo, um encontro de corações abertos para a construção de pontes que aproximam povos e fortalecem relações.” Em resposta ao monarca, Henrique I disse estar “profundamente grato pela oportunidade e confiante de que o encontro renderá uma colaboração frutífera e duradoura entre Kováquia e Solraak”. Em 04 de fevereiro os monarcas assinaram o Tratado de Slabrada que estabeleceu o reconhecimento, a cooperação e amizade entre o Reino da Kováquia e o Império de Solraak. Como de costume, o Kräl concedeu à Henrique I a Real Ordem da Amizade, e em retribuição, foi condecorado com a Ordem de São Lucas Evangelista. Os dois países são hoje as principais nações a produzir conteúdos e materiais artísticos que inspiram a muitos; no encontro os monarcas conversaram ainda sobre numismática e heráldica, e uma possível exposição conjunta de selos comemorativos entre seus países.
Andorra surge como uma potência da tecnologia bancária
No dia 15 de fevereiro de 2024, o Imperador Andorrano, como Presidente da Junta Bancária do Banco Internacional de Serrat emitiu uma nota anunciando mudanças significativas na instituição. Andorra conta hoje com um dos melhores sistemas de operação bancária, e se interessa em oferecer sua tecnologia em contribuição a dinâmica do micronacionalismo. O governo kováquio em negociação pretende assinar um Tratado de cooperação bancária que, e entende que, “é chegada a Era no micronacionalismo de se interagir com troca de moedas, taxas, possibilidade de empréstimos e tudo que o universo financeiro nos oferece para tornar o hobby ainda mais dinâmico”. As tratativas estão em andamento.
Oriente Médio em festa: Escorvânia e Emirados Árabes Unidos celebram aniversário de fundação
No dia 15 de fevereiro de 2024, o Reino Semita da Escorvânia celebrou seus 09 anos de fundação e os Emirados Árabes Unidos (micronacional) seus 10 anos. Em nota a Coroa Kováquia destacou a importância singular do país ser hoje o principal expoente da cultura semita e oriental no micronacionalismo lusófono. A Escorvânia tem o orgulho de ter uma comunidade ativa de cidadãos representantes das três mais importantes religiões monoteísta do mundo em nosso hobby (Islã, Judaísmo e Cristianismo) convivendo em harmonia desde 2015. Destacou o Príncipe Hafez Abbas Issa Al-Feres que: “em quase uma década, a Escorvânia revolucionou a história do micronacionalismo da lusofonia [...]”. Outra importante ação do país foi promover encontros presenciais de seus participantes que, ocorrem sempre em São Paulo - SP, desde 2017, oportunidade em que os escorvaneses podem se conhecer e interagir, vivendo de fato um hobby além da simulação virtual. Nosso jornal se junta ao povo esvorvanês neste mês festivo, com sinceros votos de progresso, paz e prosperidade!
Café: Cultura, Esporte & Lazer
Governo estuda retomada dos campeonatos de futebol e amistosos
A Federação Kováquia de Futebol (FKF) tem sido reorganizada pelo Ministério do Esporte e Lazer com a perspectiva de se retomar os campeonatos e amistoso no país. Segundo o governo, o esporte está profundamente enraizado na cultura kováquia além de e unir pessoas de diferentes origens sociais e culturais, o futebol fomenta a economia, a partir de investimentos e oportunidades, só no ano de 2021 a FKF faturou cerca de mais de L$ 200 mil lídios com jogos e campeonatos organizados.
Colaboração
Ministério da Comunicação
Governo da Kováquia
Grupo KRT Kovakiya
Copyright © 2024
Comments