top of page
Foto do escritorKRT Grup

Nacionais vão a Plebiscito que vai definir novo nome do país

O governo real decidiu iniciar uma consulta popular que começou hoje (16) e propõe mudar oficialmente o nome do país como solução para duas crises que a nação vem enfrentando.


O crescente sentimento “anti-turco” frente a história alternativa construída no projeto, tem gerado um forte desconforto, vez que a nação conquistou sua independência étnica e cultural do domínio turco-otomano, e o nome da nação cujo prefixo é “Turques... / Türkey...” sugestiona ser a Turquestônia um projeto micronacional que rememora e celebra seus próprios colonizadores.


Como forma de resolver a questão, a proposta de alteração no nome do país permitirá maior valorização de uma etnia, cultura e idioma próprio e comum aos nacionais. Algumas dessas mudanças já vinham sendo implementadas pelo governo, uma delas foi a reforma da língua nacional.


Na proposta de plebiscito foi levado também em consideração outros motivos que convergem para essa medida, muito inspirado no que ocorreu com a própria República da Turquia (macro), e num contexto micronacional, com o antigo reino da Eslávia, que alterou seu nome para reino da Iugoslávia, seguido para Império Sérvio, e atualmente Grande Estado Sérvio, bem como outras micronações, tais mudanças além de expressarem um desejo de seus participantes, permitiram a seus gestores melhor condução do projeto e valorização cultural.


Outro ponto levantado na proposta de plebiscito é que tal mudança exprime de vez a conversão e adesão do projeto a vertente semi-derivatista, abandonando de vez os traços da vertente modelista, muito comum no micronacionalismo lusófono, que nesse sentido permitirá uma melhor adequação histórica e condução do projeto por seus gestores e participantes, bem como a reorganização do idioma e cultura por eles construída.

Comments


bottom of page