Religião: Por que o cristianismo ortodoxo predomina na Kováquia?
- KRT Grup
- 13 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
A nação kováquia nasceu no centro da civilização turca, e ao longo do tempo em seu surgimento como nação julgou ser essa temática a que melhor lhe definiria, porém, o tempo se mostrou um forte dirigente para decidir o que seria desta pequena nação da trácia que de todos os lados respira história e influência das mais longínquas civilizações.
Era de se esperar que nossa nação sustentasse nos ombros o legado da civilização turco-otomana, mas, apesar disso, a Kováquia desenvolveu por si só uma expressão cultural distante desta.
A história alternativa da nação ressalta quase sempre o valor pela sua independência e o amor por uma identidade cultural própria, como seu idioma, que, ressalte-se, a língua kováquia, não é a língua turca!

Diante disso é possível ver que a fé do povo kováquio muito influenciou as mudanças no país; o último censo em 2021 registrou que mais de 50% da população professa a fé cristã de vertente ortodoxa.
O governo kováquio vivenciou uma saia justa nos anos de 2020 e 2021 quando foi questionado quanto ao uso da “lua crescente” no emblema nacional, e com um sorriso amarelo o governo justificou que era símbolo histórico, muito utilizado pelos povos túrquicos, e que em nada possuía relação como o islã.
Após muitas críticas o governo cedeu as pressões e mudou o emblema do Estado, adotando como símbolo nacional o escudo da Casa Real.
O que se concluiu disto é seguinte, o povo kováquio ainda mantém uma forte aversão a tudo que vêm, ou seja, influenciado pela cultura turco-otomana, ainda que seja a religião, um elemento sociocultural sem patrocínio estatal.
O índice crescente de cristãos ortodoxos na Kováquia não é mera expressão cultural dizem os pesquisadores, é também um sinal de resistência a toda dominação otomana.
コメント