Kováquia celebra o Krälınsdën e Sua Majestade é homenageado pela revista Hafif
- KRT Grup
- 23 de out. de 2022
- 2 min de leitura
O Krälınsdën é um tradicional feriado kováquio em que se celebra o aniversário de Sua Majestade. Historicamente era comemorado na Kováquia no aniversário do Kräl Bajazeto II, e a festa envolvia um ostentoso desfile militar e um rígido protocolo. Em 1927 quando seu filho, o Kräl Hamza I se tornou o novo rei, ele manteve a celebração, no entanto, com a sua data de aniversário, e o tradicional desfile militar ganhou mais suavidade com a possibilidade de ruas decoradas. Com o golpe de 1932 o Krälınsdën foi proibido, e somente retornou ao calendário oficial em 2020 com a restauração da monarquia, e hoje é celebrado em todo dia 23 de outubro, data do aniversário de Sua Majestade o Kräl Mehmet Sëlim.

Esse ano de 2022 o feriado nacional foi celebrado em grande estilo que, além das ruas decoradas, bares, praças e restaurantes cheios, como de costume, após o Divina Liturgia na Catedral de São Jorge e São Miguel ocorre o desfile cívico-militar em que Sua Majestade saúda os súditos e os curiosos turistas, no entanto, esse ano ocorreu uma incrível quebra de protocolo, o nautilus car parece ter sido finalmente aposentado e foi substituído por uma carruagem aberta, e assim seguiu por toda Avenida Principal até o Palácio Real.
Na esteira das homenagens o Kräl foi capa da revista Hafif que publicou uma matéria especial sobre a biografia e trajetória do jovem monarca que assumiu o trono em tenra idade, já experimentou desde vitórias, crises, conflitos e profundas mudanças em sua nação.
A tarde o Kräl deu início a Cerimônia do Galardão, e como de costume, no aniversário do rei quem ganha o presente é você! A ocasião é um momento especial em que o Kräl homenageia personalidades que ao longo do ano tenham se tornado dignos de reconhecimento pela Coroa em razão de sua contribuição com esforços ou serviços ao desenvolvimento e grandeza do reino. A cerimônia durou mais que o previsto, pois a Casa Real mandou reexpedir todos os diplomas das honrarias concedidas de 2020 a 2021, com as novas insígnias.
Ao cair da noite o Palácio Real não se apagou, antes, porém, ganhou um louvável brilho que se viu desde a Praça Eröl Gani, por ocasião de uma pomposa noite de gala, que aliás, dizem as línguas da Côrte, foi outra grande quebra de protocolo, que substitui o tradicional banquete real.
Comments