Kováquia celebra a chegada do Natal
- KRT Grup
- 6 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
O Natal não acabou? Não para os 12% de cristãos ortodoxos que esperam o mês de janeiro para celebrar a data segundo a tradição ortodoxa, comemorado aproximadamente por 260 milhões de pessoas na Europa Oriental e Ásia.
Muitos cristãos ortodoxos celebram neste fim de semana (06 e 07 de janeiro) o Natal; isto ocorre devido fatos históricos que incidiram no Grande Cisma de 1054 que dividiu o cristianismo após séculos de crescentes diferenças políticas e doutrinárias.
Assim, enquanto o calendário gregoriano estabelece o dia 25 de dezembro, o calendário juliano, seguido pelos ortodoxos, estabelece o dia 7 de janeiro para se celebrar o nascimento de Jesus o Nazareno.
Na Kováquia, assim como para muitas nações de tradição ortodoxa, o Natal é precedido de várias celebrações religiosas, como jejuar por até 40 dias antes, abstendo-se de carne, laticínios, peixe, vinho e azeite.
Depois de uma vigília na véspera, o próprio Natal é celebrado em grande estilo com enfeites coloridos, acendimento de velas e comidas feitas a base de nozes e frutas secas frescas, legumes e ervas, e na Kováquia, os tradicionais biscoitos combinados com chucrute ou com chocolate e mel.
E assim como no Ocidente, o Natal é um dia para festejar e desfrutar da companhia de amigos e familiares.
コメント