top of page
Foto do escritorKRT Grup

Kováquia, Andorra e Portugal realizam Exercício Militar Conjunto

Em uma demonstração inédita de cooperação militar internacional, as forças armadas da Kováquia, Andorra e Portugal, com a cooperação de Nova Astúrias e Santiago, iniciaram hoje um exercício militar conjunto que deve com início no Grão-Ducado da Mércia (território de domínio kováquio).


O treinamento, que se estenderá por algumas semanas, visa fortalecer a coordenação entre os três países, melhorar a capacidade de resposta a ameaças comuns e promover a interoperabilidade entre as diferentes unidades militares.


Mapa da Operação Militar Conjunta © FAK

A operação tem início na Mércia, com execícios navais percorrendo o Mar Celta passando pelo golfo da Biscaia em direção a Portugal para o treinamento conjunto com as forças armadas portuguesas por terra.


Em Portugal, três são as regiões de operação: Bragança, Portalegre e por último as unidades militares desembarcarão em Faro, rumo a Nova Astúrias e Santiago para exercícios terrestres.


De R.U.N.A.S os soldados e oficiais embarcam para mais exercícios navais pelo Estreito de Gibraltar, percorrendo pelo Mar de Alborão e Baleares, com destino a Andorra.


Em território andorrano as unidades participarão de manobras de combate, operações de busca e resgate, e simulações de resposta a desastres naturais e ação em guerra.


O Ministério da Defesa da Kováquia, destacou a importância da cooperação internacional em sua declaração oficial:


Este exercício militar conjunto não só reforça os laços entre nações amigas, mas também demonstra nossa determinação em garantir a segurança da Europa, a FAK vem se preparando há muito tempo para agir, se for preciso, com precisão a qualquer instabilidade contra si e seus aliados.

A operação atraiu a atenção de muitos pelo uso de equipamentos modernos, como submarinos e drones de reconhecimento e sistemas de comunicação avançados, utilizados para garantir a eficácia das operações.


Os observadores de vários países acompanham as atividades que consideram ser um novo capítulo na cooperação militar europeia, sinalizando um compromisso renovado com a segurança coletiva e a solidariedade entre as nações aliadas.


Ao final do exercício, está prevista uma cerimônia de encerramento na Kováquia, o último destino após Andorra de treinamento das unidades militares, onde os comandantes das três forças armadas (kováquia, andorrana e portuguesa) farão uma avaliação das atividades e discutirão futuras colaborações.


Este treinamento conjunto simboliza não apenas a união estratégica entre nações amigas, mas também a busca contínua por um mundo mais seguro e cooperativo.

Comentarios


bottom of page