top of page
Foto do escritorKRT Grup

INESP divulga resultados do II Censo Demográfico da Kováquia

Resultados revelam um país reacionário com forte crescimento das minorias progressistas

O Ministério do Planejamento e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INESP) divulgaram nesta terça-feira (14), os resultados finais do II Censo Demográfico de 2023.


O relatório final comparou os dados estatísticos com o último censo realizado em 2020, e revelou um país jovem com tendências conservadoras, mas que a cada ano se mostra determinado a assumir um perfil mais progressista.


Foi observado que 47.6% dos nacionais possuem entre 20 a 25 anos de idade, e 61.9% dos kováquios se identificam com a etnia branca; 33.33% com a etnia parda, e em relação ao último censo, houve um crescimento de 4.8% de pessoas que se consideram de etnia negra.


A pesquisa estatística revelou também um dado surpreendente sobre o povo kováquio, na qual 57.1% dos nacionais se consideram irreligiosos.


Assim, se observou que de 2020 a 2023 a Kováquia registrou um considerável crescimento de pessoas sem religião. O número reflete um considerável crescimento do ceticismo ou ateísmo no país, e um profundo desapego da identidade religiosa, no entanto, 28.6% dos nacionais se consideram cristãos, permanecendo o cristianismo ainda como a principal crença teísta ou religiosa no país.


Outro dado interessante coletado foi o status civil dos nacionais, que registrou que 85.7% dos kováquios são solteiros; um crescimento de 5.7% com relação ao último censo, e que 90.5% da população é do sexo masculino e 9.5% do feminino. Uma baixa identificada que segundo o governo, precisa ser superada com urgência.


Ainda assim, quanto a orientação sexual, se verificou que 52.4% da população se identifica como heterossexual, 28.6% como bissexuais, 9.5% como homossexuais, e 9.5%, no entanto, se observou que a comunidade LGBTQIA+ representa cerca 47.6% da população kováquia.


O II Censo 2023 inseriu novas variantes sobre a atividade empregatícia e a abrangência ou campo de atuação desta no país, e se constatou que 73.7% da população exerce atividade empregatícia, 21.1% estão desempregados, e que 59.1% da atividade exercida é formada por servidores públicos, 18.7% por militares, 13.6% por membros da realeza e somente 9.1% pela iniciativa privada.


A baixa influência do setor privado revelam ser a Kováquia um país que ainda vive em um processo de nacionalização ou estatização, sob um forte controle estatal em amplos os setores do país.


Comments


bottom of page