Pronunciamento de Sua Majestade por ocasião do Dia 28 de Março - Dia da Fundação
- Casa Real da Kováquia
- 28 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
PRONUNCIAMENTO DE SUA MAJESTADE
POR OCASIÃO DO DIA DA FUNDAÇÃO
Senhoras e Senhores,
Tenho o prazer de me dirigir a vossas senhorias neste dia glorioso, um dos maiores da nossa história, para partilhar das esperanças e memórias que o Dia da Fundação nos traz, para fortalecer o espírito e o ânimo do profundo sentimento de civismo que nos une.
E acima dos contratempos e divergências, estamos comprometidos com o progresso, o desenvolvimento e a continuidade desta nação.
Quando a Kováquia nasceu, ainda em 2020 como um projeto espelhado na Turquia, muitos críticos especialistas e líderes internacionais estavam céticos sobre o sucesso de nossa empreitada, afinal, ter por temática a civilização turca, é mais que um dever de excelência.
Naqueles dias, tudo era muito novo para nós, a cultura, a língua. E o nosso maior desafio foi se apresentando ao longo de nossa atividade: que era construir um apreço pela civilização que elegemos.
O tempo foi assertivo em nos dizer qual era de facto a nossa identidade, que não poderia coabitar com algo já existente.
Em nossos corações restava um vazio pela busca de um elemento singular, nascido de nós e construído por nossa vontade.
Assim, em 17 de julho de 2022 através de uma consulta popular, iniciamos uma profunda reforma em nossa nação, ao adotarmos uma nova nomenclatura que melhor expressasse nossa identidade, e a vertente micronacional pelo qual hoje nos filiamos.
O Estado kováquio é assim um país moderno cuja democracia criou raízes neste solo.
Os princípios elencados na Declaração de Bildergazi, ainda são nossos fundamentos: A liberdade política e econômica, o estado de direito, a separação dos poderes, e os princípios democráticos, que aumentam nossa confiança em um futuro comum e cada vez melhor.
É importante comentar em resumo as mudanças que ocorreram em nosso reino e em nossa sociedade nos últimos anos e meses.
Do ano de 2020 até hoje, conquistamos gradativamente um amadurecimento exemplar, participamos da fundação da Comunidade dos Microestados Lusófonos; do Congresso de Füssen; nos tornamos membro pleno da Aliança dos Países do Oriente (APO); integramos por um breve período o Conselho Monetário de Serrat; somos membros do Cúpula de Asengrade; e tão recente aderimos ao Pacto de Malmö na expectativa de um fortalecimento econômico maior e conjunto com as nações amigas.
Na perspectiva internacional, a Kováquia goza de prestígio e respeito, e sua política externa segue ativa e disposta a paz e cooperação.
Em âmbito interno, atualmente uma série de reformas econômicas e iniciativas políticas vêm sendo implementadas e estão em nosso centro da transformação.
Nosso governo tem se dedicado à construção de uma Kováquia digital, que permita maior acessibilidade, não só as informações básicas, mas também com a possibilidade de uma estrutura que permita uma atuação mais dinâmica de nosso espaço físico, como a criação de cidade virtuais.
Ao passo que ressaltamos o progresso e o desenvolvimento de nossas políticas concretizadas e em curso, surgem também preocupações e desafios contemporâneos.
Não poderia deixar de mencionar que, ainda sentimos os reflexos da pandemia da Covid-19 sobre de nossa atividade micronacional, refletida não só em nossa nação.
É com tristeza que afirmo que atualmente o micronacionalismo enfrenta uma grave crise de inatividade.
E, apesar disso, a Kováquia tem feito os esforços para manter, não só nossa posição de relevância no sistema micronacional, como também nossos esforços seguem no objetivo do bem comum do micronacionalismo, na qual estamos vinculados a um compromisso de zelar pela seriedade de dinamicidade de nosso hobby.
A Kováquia persistirá no que for necessário para manter o micronacionalismo ativo e em ordem, capaz de ser confortável vivenciar suas experiências sem violar a dignidade da pessoa humana de seus participantes. E não tolerará quem quer que assim objetive tumultuar a estabilidade que as micronações amigas, e de boa prática conseguiram conquistar desde a Declaração da 2ª Conferência de microestados lusófonos.
Já caminhando para as minhas considerações finais.
É de nosso dever institucional render as devidas homenagens e agradecimentos a todos aqueles que, direta ou indiretamente, demonstram sua afeição ao Reino da Kováquia.
Sabemos das dificuldades que tem sido conciliar os compromissos da vida pessoal, com a prática de nosso hobby.
Assim, em nome da Coroa, agradeço com profunda sinceridade e comoção a todos aqueles que mesmo frente às adversidades da vida cotidiana, continuam a direcionar sua simpatia e contribuição a nossa amada nação.
Somos sensíveis aos esforços de nossos colaboradores, e renovamos nosso carisma por aqueles que se reconhecem como parte desta sociedade, e que demonstram disposição em continuar conosco nesta história.
Slava lui Kovakiye Kralin!
Glória à Kováquia!
MEHMET SËLIM I
Kräl da Kováquia
Comments