♔
CERIMONIAL DE RECEPÇÃO
Visita Oficial de Sua Majestade Alexandre II, Rei dos Iugoslavos
As 09h00min da manhã de sábado do dia dezenove de setembro do ano de dois mil e vinte, desembarcou em Bursa, Capital Real, Sua Majestade @Alexander II, Rei dos Iugoslavos, onde foi-lhe rendidas às devidas honras de Estado.
O ilustre visitante foi conduzido em veículo blindado, acompanhando pela escolta de batedores e o reforço policial em cortejo até o Palácio Sultanbeyi, residência oficial do Chefe de Estado.
Sendo recebido por Sua Majestade o Sultão, por Sua Excelência o Primeiro-Ministro, pelos Ministros de Estado, pelos Presidentes dos Poderes Legislativo e Judiciário e demais autoridades e personalidades de destaque no pavilhão principal do Palácio Real ás 10h00min, passando em revista as tropas em destacamento das Forças Armadas.
Em seguida foram entoados os hinos nacionais do Reino da Iugoslávia seguido pelo hino do Reino, o hasteamento das bandeiras e as salvas de tiros de canhão.
Tendo recebido o ilustre visitante as cortesias solenes, foi conduzido junto a Sua Majestade o Sultão, Sua Excelência o Primeiro-Ministro, pelos Ministros de Estado, pelos Presidentes dos Poderes Legislativo e Judiciário e demais autoridades e personalidades de destaque ao Salão Nobre, ocasião em que foi oferecido ás 11h00 um banquete oficial.
Acomodados os convidados, Sua Majestade o Sultão deu início aos cumprimentos oficiais de boas-vindas em pronunciamento a seguir.
Para mim, o Primeiro-Ministro da Turquestônia, é uma honra receber um Chefe de Estado tão especial em nosso território quanto vossa majestade. Digo isso não somente pela grande condução do projeto do Reino da Iugoslávia, mas também a amizade que vossa majestade compartilha com o Rei de nosso país.
Eu espero que esta visita seja um marco inicial para o fortalecimento das relações entre os nossos países. Na minha visão, essa amizade irá proporcionar grandes frutos.
Anseio que vossa majestade seja bem recebido e se sinta em sua própria casa, e que seja testemunha viva da fraternidade e solidariedade de nosso povo, afinal, vossa majestade merece tal tratamento.
Viva a Turquestônia! Viva a Iugoslávia!
Murat Azad Kovakköy