♔
CERIMONIAL DE RECEPÇÃO
Visita Oficial de Sua Majestade Alexandre II, Rei dos Iugoslavos
As 09h00min da manhã de sábado do dia dezenove de setembro do ano de dois mil e vinte, desembarcou em Bursa, Capital Real, Sua Majestade @Alexander II, Rei dos Iugoslavos, onde foi-lhe rendidas às devidas honras de Estado.
O ilustre visitante foi conduzido em veículo blindado, acompanhando pela escolta de batedores e o reforço policial em cortejo até o Palácio Sultanbeyi, residência oficial do Chefe de Estado.
Sendo recebido por Sua Majestade o Sultão, por Sua Excelência o Primeiro-Ministro, pelos Ministros de Estado, pelos Presidentes dos Poderes Legislativo e Judiciário e demais autoridades e personalidades de destaque no pavilhão principal do Palácio Real ás 10h00min, passando em revista as tropas em destacamento das Forças Armadas.
Em seguida foram entoados os hinos nacionais do Reino da Iugoslávia seguido pelo hino do Reino, o hasteamento das bandeiras e as salvas de tiros de canhão.
Tendo recebido o ilustre visitante as cortesias solenes, foi conduzido junto a Sua Majestade o Sultão, Sua Excelência o Primeiro-Ministro, pelos Ministros de Estado, pelos Presidentes dos Poderes Legislativo e Judiciário e demais autoridades e personalidades de destaque ao Salão Nobre, ocasião em que foi oferecido ás 11h00 um banquete oficial.
Acomodados os convidados, Sua Majestade o Sultão deu início aos cumprimentos oficiais de boas-vindas em pronunciamento a seguir.
Vossa Majestade Mehmet VII
Rei da Turquestônia
É com imenso júbilo que recebemos das vossas mãos, Majestade, tão apreciável honraria. Agradeço o imenso privilégio de figurar tão ilustre quadro de condecorados, como é o desta tão sublime ordem.
Alexander II
Vossa Majestade @Alexander II
Rei da Iugoslávia
Seguindo nosso protocolo de visitas oficiais, com votos de estima e distinto reconhecimento a vossa pessoa, faço saber que é de minha real vontade, admitir-lhe e conferir-lhe a Real Ordem da Glória, a mais alta e distinta honraria deste Reino, conforme segue o diploma por minha pessoa assinado.
Cordialmente,
Mehmet VII
Para mim, o Primeiro-Ministro da Turquestônia, é uma honra receber um Chefe de Estado tão especial em nosso território quanto vossa majestade. Digo isso não somente pela grande condução do projeto do Reino da Iugoslávia, mas também a amizade que vossa majestade compartilha com o Rei de nosso país.
Eu espero que esta visita seja um marco inicial para o fortalecimento das relações entre os nossos países. Na minha visão, essa amizade irá proporcionar grandes frutos.
Anseio que vossa majestade seja bem recebido e se sinta em sua própria casa, e que seja testemunha viva da fraternidade e solidariedade de nosso povo, afinal, vossa majestade merece tal tratamento.
Viva a Turquestônia! Viva a Iugoslávia!
Murat Azad Kovakköy
Vossa Majestade Mehmet VII
Rei da Turquestônia
Muito me alegra realizar minha primeira visita enquanto chefe de Estado, a uma micronação com a qual compartilhamos aspectos culturais marcantes e valores tão nobres e vitais. Esperamos, Majestade, que este momento sintetize a mais sincera intenção iugoslava de estreitar ainda mais os laços de amizade e confiança que nos unem.
De Belgrado, assistimos com especial atenção e apreço aos avanços alçados pelo povo turquestonês, bem como o seu compromisso com a manutenção da paz e harmonia mundiais. Compromisso que foi comprovado com a colaboração ativa no processo de fundação e estabilização da Comunidade dos Microestados Lusófonos (CML), bem como na ratificação do Tratado de Neuschwanstein.
Sonhamos, Majestade, com o dia em que todos os povos dos Balcãs poderão gozar de relação tão sublime quanto a nossa e colherão frutos tão maduros quanto os que hoje colheis. Fazendo minhas as palavras atribuídas a Albert Einstein, proclamo: “A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos.”
Viva a Turquestônia!
Viva a Iugoslávia!
Alexander II
Vossa Majestade Alexandre II Rei da Iugoslávia
É um momento de singular relevância na história para nossa micronação vos receber em visitar oficial a este Reino, que muito vos admira.
Eu tenho a honra de poder trabalhar com Vossa Majestade junto a Secretaria-Geral da Comunidade das Micronações Lusófonas (CML), ocasião em que faço lembrar nossa atuação frente à chapa que uniu nossas nações pelo bem geral de toda comunidade micronacional, e nosso empenho na elaboração da carta constitutiva desta importante organização internacional.
Nosso companheirismo e amizade, a recordar, vêm muito antes de nossas atuais coroas, ainda em 2015, em nosso saudoso Estado do Badakhashan.
Sinto-me mui satisfeito, de mesmo após muitas experiências pregressas, o destino ter conservado e fortalecido nossa amizade, que a calcular, faz-se de quase meia década.
Hoje em visita oficial a Turquestônia, desejo que nossa amizade se estenda também a nossos Reinos, e que nossos governos busquem apreço ao desenvolvimento mútuo, através de uma relação diplomática harmônica, pujante e duradoura.
Não poderia eu, deixar de elogiar o Reino de Vossa Majestade, que serve de exemplo a todos os Estados que têm populado nosso subsistema lusófono nos últimos tempos, e se destaca dos demais pela face de compromisso e seriedade com que se apresenta à comunidade internacional.
Encerro, por fim, oferecendo nossos cumprimentos a todos os iugoslavos, e agradecendo a Vossa Majestade pela honra de saudosa visita.
Mehmet VII