MAJESTY OFİSİ KRÄL
SULTANBEYLI KRALIYET SARAYI
Ofício nº 24-2021
Ao Congresso de Füssen sobre a crise da sucessão portuguesa
Cennet, 13 de Março de 2021
Ao Congresso de Füssen,
A Vossas Majestades os monarcas europeus,
Aos Excelentíssimos Srs. Delegados,
Senhores, é de notório saber os recentes acontecimentos ocorridos no Reino Unido de Portugal e Algarves referente a sucessão de sua coroa e governo.
A “questão portuguesa” tem sido durante as últimas reuniões pauta de discussão prioritária, quer seja pelo desinteresse de seus delegados em se fazer representar neste colegiado, quer seja pela desorganização territorial, e atualmente, pela sua incapacidade governamental e representativa na Comunidade Internacional de micronações lusófonas.
Faço lembrar que em novembro de 2020 foi criado uma Comissão Especial junto a este Congresso, na qual nossa nação foi membro, com a finalidade de se obter esclarecimentos da delegação portuguesa, então parte deste colegiado, referente a conversão do Reino Unido de Portugal e Algarves em Comunidade Lusitana de Países (CLP).
Nesse seguimento, em 06 de janeiro de 2021, este colegiado com 6 votos favoráveis e 4 ausências aprovou a suspensão indeterminada da representação portuguesa no Congresso de Füssen.
Senhores, ocorre que mais uma vez a “questão portuguesa” é pauta de discussão neste honrado Congresso, agora para se discutir a crise da sucessão de sua Coroa.
Em breve síntese, não reconhecemos o dito Reino de Portugal tal como se apresenta em seu sítio oficial como o sucessor do Reino Unido de Portugal e Algarves. Por extensão, julgamos ser um assunto doméstico do governo português, que demonstrada sua multiplicidade de personalidades jurídicas de direito público internacional, para nós, torna-se inviável a discussão do mérito.
Ante a todo o breve histórico dos fatos narrados, nossa delegação se reserva a participar de mais uma reunião cujo maçante e cansativo tema desonra este colegiado, que se curva e se permita a servir de palco a ouvir, opinar e discutir a incompetência portuguesa de se autogovernar, manter e preservar seu legado e seus compromissos assumidos, quer seja com este Congresso, quer seja com a Comunidade Internacional.
Solicito por fim o devido registro e informo a retirada de nossa delegação da reunião a realizar-se no décimo terceiro dia do mês de março de dois mil e vinte e um (13.03.2021).
Cordialmente.
MEHMET S.